O Palhaço: um retrato da vida no circo

Numa leitura carismática, Selton Mello (de Lope, A Mulher Invisível e Jean Charles) volta à direção de O Palhaço, onde também atua como Benjamin, o palhaço Pangaré. Filho do palhaço Puro Sangue, Valdemar (Paulo José, de Quincas Berro D’Água), juntos administram um pequeno e tradicional circo itinerante pelo interior do país.

De lugarejo em lugarejo, Benjamin está preocupado com as necessidades da trupe de artistas e quer dar um jeito em cada um de seus problemas. Ao mesmo tempo, precisa resolver seus problemas: tirar a carteira de identidade, afinal conta apenas com sua velha e surrada certidão de nascimento, e comprar seu grande sonho de consumo, um ventilador! E em cada lugarejo pessoas passam, vem e vão. Até que conhece Ana que elogia seu trabalho, diz que trabalha numa auto-peças e pede para que vá para sua cidade.

  

Vivendo entre seu grande sonho (o ventilador) e a agonia de fazer os outros rirem sem ninguém fazê-lo rir, sua vontade é de mudar os rumos de sua vida e encontrar algo que lhe faça feliz. Mostrando a vida dura dos artistas de circo e sua batalha para manter viva a chama dos picadeiros, ‘O Palhaço’ conta sutilmente uma viagem pelos pequenos grandes sonhos de um homem com a função de fazer rir e que precisa descobrir qual seu verdadeiro caminho.

O elenco conta ainda com participações de Tonico Pereira (O Bem Amado e O Coronel e O Lobisomen), Jackson Antunes (2 Filhos de Francisco), Danton Mello, Ferrugem e Fabiana Carla (Zorra Total).

2 comentários sobre “O Palhaço: um retrato da vida no circo

  1. Mara Protta disse:

    Gente! Vi pouca coisa na vida, tão autenticamente brasileira, com uma profundidade que, de tão simples, pode ser “lida” por qualquer criança e de tão séria, pode emocionar qualquer idoso. Nessas horas dá orgulho de ser brasileira, não pelas carências (de quase tudo) reveladas no filme, mas pela sensibilidade do artista, no sentido literal da palavra, Selton Melo. Estão de parabéns, ele, o ator Paulo José e toda a equipe que atuou e produziu.

    Curtir

Deixe um comentário